No último domingo do mês vocacional, celebramos a vocação do catequista, vocação leiga. Assim o catequista é aquele(a) que cultiva em sua vida constantemente, o capacitar-se. Somos hoje os discípulos da messe do Senhor. Ser catequista é ser igreja como um todo. É ser capaz de construir comunhão, com as famílias, com os catequizandos e com o próximo. Cada dia mais aproximar-se da pessoa do Mestre, fazer uma experiência de fé e vida.
O catequista não é simplesmente catequista! Ele assume por amor e vocação a missão dada por Jesus. A pessoa do catequista assume um papel fundamental no processo da evangelização de uma comunidade e de uma paróquia. É dada por Deus, por isso é necessário preparar-se, formar-se, aprofundar-se para ser, viver e dar testemunho.
Para viver toda a forma e beleza desta missão encantadora, precisamos nos alimentar da santa eucaristia, ela é o centro de nossa existência, de nossa vida, que nos leva a conversão. Na eucaristia somos convidados a sermos e fazermos o que o Mestre nos ensinou, e nos pede incansavelmente nos dias de hoje. A catequese transforma vidas, tomamos rumos de conversão, não podemos sermos os mesmos nunca!
Cada momento vivido no seio catequético é único! Em nossa missão de catequista temos o exemplo de Maria, que com força, coragem e determinação aceitou os desígnios de Deus. O que dizer então hoje para os catequistas: não tenhas medo! Deus é contigo sempre! Tenham coragem e determinação de anunciar a todos aqueles que ainda não viveram a experiência encantadora da pessoa de Jesus Cristo em suas vidas. Catequista seja canal, seja ponte que liga os corações de nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos ao Coração de Cristo.
Muitas bênçãos e alegrias em sua missão de ser catequista.
Parabéns pelo seu dia!
Catequista Rafaela Ávila
Coordenadora de Catequese da Matriz