A história da Paróquia Sagrado Coração de Jesus está intima e diretamente ligada à própria história da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus no Brasil e, especialmente, em Taubaté. Por outro lado, a história da paróquia, das suas origens até o presente (2020), pode ser organizada a partir dos nove párocos que estiveram à frente dos trabalhos pastorais e administrativos.
1. A chegada dos Padres Dehonianos e a origem do Conventinho
Os primeiros dehonianos chegaram a Taubaté no ano de 1919, para assumir a direção do Seminário Diocesano anto Antônio, onde foram professores de teologia e formadores durante quatro anos, de 1920 a 1924.
Em fins de 1922 e início de 1923, os padres compraram uma chácara no bairro do Areão (hoje Vila São Geraldo) para a construção do Convento SCJ, onde passou a residir a comunidade religiosa.
Uma vez que os primeiros dehonianos eram alemães, a chácara ficou conhecida como “Chácara dos padres alemães”. Um dos padres, muito popular em toda a cidade, Padre Fischer – um alemão de 2 metros de altura – era tido como “proprietário” da chácara. Assim, de “Chácara dos Padres Alemães”, passou a ser conhecida como “Chácara do Padre Fischer”. A um quilômetro de distância está o Convento Santa Clara (Frades Capuchinhos), que era bastante grande em comparação ao convento SCJ. Na boca do povo, o primeiro passou a ser chamado de “Conventão” e o segundo de “Conventinho”, nome carinhoso que perdura até hoje.
2. História da paróquia através de seus párocos
A história da Paróquia Sagrado Coração de Jesus pode ser melhor compreendida se organizada a partir dos nove sacerdotes que foram párocos. São eles: