Jesus ressuscitou Aleluia! Ele está no meio de nós!
No terceiro dia, após a sua morte na cruz, o Pai do céu ressuscitou Jesus, conforme Ele mesmo havia profetizado a seus discípulos. Esses, porém, como não tinham entendido o que Jesus lhes havia profetizado, trancaram-se no cenáculo com muito medo. Outros até voltaram para as suas aldeias, decepcionados com o triste desfecho da missão de Jesus.
Às vezes, temos reações semelhantes às dos discípulos. Atingidos pelo sofrimento, pelo desemprego, pelas decepções, nos afastamos de nosso salvador, como se essas provações tivessem acabado com a nossa vida. Mas, assim como experimentamos pela fé na Palavra de Deus que o Pai não deixou seu Filho morto, mas o ressuscitou, também devemos confiar em nosso bom Deus sempre, sem nunca perder a esperança depositada nele.
Por isso hoje a Igreja anuncia e testemunha, como tem feito através dos séculos: Jesus Cristo crucificado e morto, está vivo e presente no meio de nós. Por infinita bondade para conosco, Deus tornou-se próximo de nós e manifestou-nos um amor sem medidas, iluminou-nos e deu um novo sentido à vida através da ressurreição de seu Filho.
A Páscoa, passagem das trevas para a luz, da morte para a vida, empenha-nos decididamente na superação dos sinais de morte ainda presentes na cultura e na convivência humana. O anuncio pascal traz a certeza de que a injustiça e o egoísmo, a violência e o ódio não terão a ultima palavra sobre a existência humana. A Páscoa faz-nos abraçar a defesa da vida humana, em todas as suas fases, e da natureza, ambiente da vida, dom de Deus, nosso criador.
Ressuscitou! Ele já não está mais entre os mortos! O amor de Deus, manifestado a nós na ressurreição de seu Filho Jesus, alimenta em nós a alegria e a esperança e ao mesmo tempo, faz-nos participar da edificação da sociedade. A Páscoa de Jesus é sinal da vitória possível sobre todas as dificuldades que enfrentamos.
Que Jesus Cristo ressuscitado fortifique nossa esperança num mundo melhor. Aliás, Ele está no meio de nós!
Pe. Antonio Vilas Boas, scj
Vigário Paroquial