Há uma canção inspiradora do final dos anos 70, um clássico da música popular brasileira, intitulada “Sol de primavera”. Composta por Beto Guedes e Ronaldo Bastos, é uma verdadeira poesia. O primeiro verso diz assim: “Quando entrar setembro, e a boa nova andar nos campos. Quero ver brotar o perdão onde a gente plantou juntos outra vez…”.
Se agosto foi o mês dedicado às vocações, setembro vem nos lembrar o nosso compromisso com a Palavra de Deus. Assim, a Igreja Católica no Brasil reserva esse mês para que tenhamos mais intimidade e aproximação dessa Palavra que é palavra de salvação.
Nesse setembro de 2019, a Igreja nos convida a estudarmos e meditarmos um dos livros do Novo Testamento, a Primeira Carta de São João, destacando o tema “Para que n’Ele nossos povos tenham vida” e o lema “Nós amamos porque Deus primeiro nos amou” (1Jo 4, 19).
Temos percebido em nossa caminhada de Igreja que cada vez mais nascem grupos de reflexão bíblica, que procuram não apenas estudar as Sagradas Escrituras, mas também colocar em prática o que se ouve e o que se lê. Dizemos que a Palavra de Deus é vida, pois os ensinamentos contidos nela permanecem atuais e, por isso, a própria Palavra de Deus nos estimula a sermos homens e mulheres de fé para o tempo em que vivemos.
Ao vivenciarmos mais esse mês temático, somos então convidados a conhecer cada vez mais a Palavra de Deus. Deixar que essa palavra de salvação faça parte do nosso dia a dia e esteja em nossas orações e meditações. Desconhecer a Palavra de Deus é desconhecer Jesus Cristo, o Filho de Deus. Se queremos, de fato, sermos discípulos e discípulas de Jesus, é indispensável o conhecimento da sua Palavra e ensinamento, pois ela nos revela quem realmente Ele é. Que o mês de setembro seja de fato inspirador para que tenhamos o costume de sempre estudar e rezar a Palavra de Deus.
Boa leitura e boa meditação!
Padre Antonio Vilas Boas
Vigário Paroquial
Assessor da PASCOM