Jesus é a presença encarnada do Deus-Amor no mundo. Do amor de Deus que quis ter um coração humano para amar o ser humano com um amor divino e ao mesmo tempo humano. E é dentro deste Coração, aberto e cheio de misericórdia, que encontramos a paz que tanto procuramos… O recanto para os nossos sofrimentos… O aconchego quando o cansaço se instala em nosso ser…
O Coração de Jesus é a escola que nos ensina a amar. Ensina que o ser humano encontra sua plena felicidade, não em suas realizações materiais nem nas suas vitórias, mas somente no amor.
O Coração de Jesus é Aquele que nos faz um convite: ““Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11.28-30)A
A este convite de Jesus não nos cabe ficar parados, pois ao nos convidar a ir de encontro ao seu Coração, Jesus nos faz viver uma nova Lei… a Lei do Amor que tudo renova em bem, vida e muita paz para todos.
A proposta de ser manso e humilde de coração é aceitar ser do grupo de Jesus. É rejeitar toda e qualquer violência… É viver segundo o Espírito e não fechado na visão egoísta que o mundo nos oferece… É amar a todos, inclusive os inimigos. É ser pacífico, sem perder a firmeza das convicções e sem deixar de denunciar o que é errado, mesmo se tiver que sofrer por isso.
Ser manso e humilde de coração, como Jesus, é esperar e confiar sempre em Deus.
Busquemos, acima de tudo, ser um sinal concreto de amor de Jesus no mundo…