1. Missas na comunidade
- Todos os sábados: 19h30.
2. História
A Comunidade Santa Cruz é a mais antiga da Paróquia e está localizada não Bairro “Santa Cruz do Areão”. Temos registro de sua existência em 1877, no livro “História do Município de Taubaté’ de autoria de Francisco de Paula Toledo. Segundo o autor, o bairro recebeu o nome por causa da capelinha dedicada à Santa Cruz. A capela deve ter sido construída por volta de 1850. No bairro existiram ainda outras duas capelas: uma em louvor a Nossa Senhora do Bom Sucesso. Segundo Purcídio Alves dos Santos, este templo era anterior a 1930. A imagem desta capela foi doada mais tarde ao Museu de Arte Sacra de Taubaté. A outra capelinha também tinha por padroeira a Santa Cruz, mas a chamavam de “Santa Cruz do Manoel”. Para Purcídio Alves dos Santos, a igrejinha já era muito antiga no início da década de 30, sendo possível ter sido construída no início do século 20.
A capelinha de Santa Cruz pertencente à nossa paróquia era muito simples e pobre, feita de taipa (barro batido) e coberta de folhas de sapé. Muitas testemunhas confirmam que a capela esta primeira capela foi feita pelos escravos numa antiga fazenda que ali existiu.
Neste tempo a capela era acompanhada pastoralmente pelos frades do Convento Santa Clara. Dessa época o povo se lembra dos freis Ângelo e Damião. Uma segunda capela, segundo os testemunhos da Sra. Fortunata Costa e Sra. Dorly Pelogia, foi construída por volta de 1920. A terceira e atual capela, recebeu o telhado em 1974 e passou por diversas reformas. A praça em frente à capela foi inaugurada em 1946 através da iniciativa do Sr. Luis Pelogia.
Fotos: Adilson Inácio de Paula
A tradicional festa de Santa Cruz, realizada no mês de maio, já recebeu muitos frequentadores de diversas cidades da região, como Cunha, Redenção da Serra, Natividade da Serra, Tremembé, e também da zona rural que vinham participar da Cavalgada.
Em 1990 foi iniciado o projeto de Salão Comunitário, localizado atrás da igreja, que hoje serve para as diversas atividades pastorais promovidas pela comunidade. A comunidade mantém viva a devoção ao Cristo Crucificado e vivencia na simplicidade a sua religiosidade.
Fonte: Schmitt, José F., História da Paróquia Sagrado Coração de Jesus”, 1995.
3. Localização
Comunidade Santa Cruz do Areão
Av. Santa Cruz do Areão, 1979 – Parque São Luís