Orientações práticas
As inscrições devem ser feitas na comunidade em que reside o catequizando.
Itinerário Catequético
O itinerário catequético, de forma ordinária, se compõe:
- Catequese de preparação à Primeira Eucaristia.
- Catequese de Perseverança / Crisma.
- Catequese com Adultos.
Por faixa de idade
- Pré-catequese: a partir dos 5 anos, verificar se há grupo na comunidade
- Primeira Eucaristia: pelo menos 12 anos
- Perseverança: 12 a 13 anos
- Crisma: 14 anos
- Grupo de Adolescentes: 13 a 16 anos
- Grupo de Jovens: 17 a 30 anos
- Catequese com adultos: a partir dos 16 anos, com pelo menos 1 ano de preparação
Início da catequese
Primeira Eucaristia: no Tempo Pascal (conforme calendário litúrgico).
Crisma: em Pentecostes (conforme calendário litúrgico).
Adultos: Primeira Eucaristia no Tempo Pascal e Crisma em Pentecostes.
Observação: O catequizando que ao entrar na catequese já possuir idade de Primeira Eucaristia deve fazer uma caminhada de ao menos 2 anos.
Mais informações na Secretaria Paroquial pelos telefones: (12) 3621-4440 ou 3624-8973.
Catequese Familiar
A catequese é parte da missão da Igreja. Não somos catequistas sozinhos. Por isso, escutamos a Cristo através dos meios que a Igreja utiliza: a Palavra de Deus, a Tradição, o Magistério, a Liturgia e os acontecimentos da vida.
Neste sentido, a catequese não é só um conjunto de doutrinas que precisam ser conhecidas. Ela é um processo progressivo, sistemático e permanente de educação da fé. Uma fé que precisa criar raízes na pertença à uma comunidade.
Como nos diz o Diretório: “Promove a iniciação à vida comunitária, à liturgia e ao compromisso pessoal e com o Evangelho. Prossegue pela vida inteira, aprofundando essa opção e fazendo crescer no conhecimento, na participação e na ação” (cf. DNC 233).
Somos chamados a transformar a vida de nossas famílias! A evangelização precisa atingir a família num todo! É uma atitude ousada, mas é uma realidade a ser enfrentada!
Nesse sentido, acreditamos que os pais são os primeiros e principais responsáveis pela vida e pela educação de seus filhos; são os primeiros educadores da fé (cf. DGC 255). Não queremos substituir os pais, mas contribuir no processo de amadurecimento da fé de seus filhos. Não resolvemos tudo, mas acreditamos na semente que plantamos no seio da família para que no futuro se colha os seus frutos.
É nesse sentido que apoiamos o projeto de uma catequese familiar. O Diretório da Catequese nos inspira: “a catequese com crianças e adolescentes se inspire, o mais possível, nos moldes da catequese familiar, em que os pais são preparados para educarem seus filhos na vida cristã e para os sacramentos” (DNC 298).
Com a catequese nas famílias proporcionamos à elas uma experiência de Deus, ajudando-as a terem gosto pela oração e pela Palavra de Deus, pela participação nos sacramentos, na vida em comunidade e na vivência da caridade. Tudo isso tem fortes conseqüências positivas na vida dos catequizandos. Faz com que toda a família amadureça na fé em comunidade. Favorece ao catequizando o seu crescimento humano, espiritual e vivencial. (cf. Normas Gerais da Catequese, Paróquia Sagrado Coração de Jesus)