Pároco de 08/03/1987 a 10/03/1996
Padre José Francisco Schmitt foi o pároco que registrou a história da paróquia. Em 1995 publicou a obra “História da Paróquia Sagrado Coração de Jesus”. Neste mesmo ano ele finalizou a sua administração. Esta obra, fruto de ampla pesquisa, subsidiou várias informações deste site.
Padre José Schmitt nasceu em Biguaçú, Santa Catarina, no dia 01 de novembro de 1942, dia de todos os santos. Iniciou a vida religiosa na Escola Apostólica em Ribeirão Grande/SC. Foi ordenado padre no dia 11 de dezembro de 1971, em Nova Itália, município de Aurora/SC.
Padre José sempre foi intenso animador pastoral e constantemente preocupado com a formação dos seus fiéis. Logo após a posse, em 1987 reuniu todas as lideranças pastorais e administrativas para organizar um plano das atividades pastorais.
Inaugurou a Secretaria Paroquial com um atendimento mais organizado logo no primeiro ano como pároco, dada a necessidade desse serviço para a paróquia. P. José escreveu detalhadamente, e, com especial dedicação os eventos da paróquia no Livro Tombo. Nele podemos acompanhar cada atividade ao longo dos anos em que atuou à frente da paróquia. A atuação nas comunidades, as celebrações, os encontros de formação nos diversos grupos de pastorais e o zelo pastoral com que serviu a comunidade paroquial podem ser percebidos nesses relatos históricos.
Dividiu os trabalhos pastorais com os padres Moacir Pedrini, Luiz Carlos da Silva, Elígio Stülp e Léo Heck. O sonho de uma nova igreja matriz, mais ampla e mais acolhedora, brotou durante sua gestão e recebeu os primeiros encaminhamentos.