A Pastoral Familiar na Paróquia Sagrado Coração de Jesus tem uma tradição de eventos, retiros para casais e encontros de preparação para o Casamento.
Em 2016 ela começou um trabalho de reestruturação, que continua em 2017. Geralmente os encontros acontecem na última sexta-feira de cada mês na Igreja Matriz.
Apresentamos a seguir os elementos essenciais da Pastoral Familiar.
O que é a Pastoral Familiar?
A Pastoral Familiar é o esforço pastoral da Igreja visando despertar a sociedade a importância da família como o principal alicerce para a pessoa, para a Igreja e para a própria sociedade e, ao mesmo tempo, defender e promover o respeito à dignidade da família, seus direitos e deveres, a partir da doutrina cristã.
Objetivos
Os objetivos da Pastoral Familiar consistem, inicialmente, na preparação dos candidatos para a vida matrimonial e familiar, bem como na evangelização das famílias já constituídas.
A Pastoral Familiar parte da família real para a família do possível, sem perder de vista a proposta da família ideal, que é a família cristã, gerada a partir do sacramento do matrimônio e vivendo em forte unidade, harmonia e na gratuita e generosa solidariedade.
Documentos essenciais sobre a Pastoral Familiar
O agente da Pastoral Familiar é enriquecido pelo magistério da Igreja, que lhe coloca em mãos cinco documentos essenciais para compreender o dom da família a partir da doutrina cristã:
• Exortação Apostólica “Familiaris Consortio”, de São João Paulo II (1981);
• Carta às Famílias, de São João Paulo II (1994);
• Carta encíclica “Evangelium Vitae”, de São João Paulo II (1995);
• Diretório da Pastoral Familiar – Documento 79 da CNBB (2004), e
• Exortação Apostólica pós-sinodal “Amores Laetitia”, do Papa Francisco (2016).
Desafios e valores
No mundo atual, o agente da Pastoral Familiar precisa enfrentar três grandes desafios que constituem um verdadeiro programa de vida. Ele se propõe a promover três colunas vitais, que se configuram nos valores principais da Pastoral Familiar:
• Dignidade da pessoa humana;
• Sacramento do matrimônio, e
• Inviolabilidade da vida e da família.
Estruturas da Pastoral Familiar
A Pastoral Familiar foi estruturada a partir da Exortação Apostólica “Familiaris Consortio”, do Papa João Paulo II, tendo como base a diocese e a paróquia. O Papa, contudo, realçou o lugar especial compete à missão dos casais e das famílias cristãs. Em virtude da graça recebida no sacramento do matrimônio, eles devem atuar no seio da própria família com testemunho de vida. Mas devem agir também na esfera pública buscando formar opinião e desenvolver consciências segundo os valores cristãos.
Etapas da Pastoral Familiar
Na Exortação Apostólica “Familiaris Consortio ficam claras as três grandes etapas do trabalho da Pastoral Familiar:
• Setor Pré-Matrimonial, que envolve a preparação dos jovens para o matrimônio e a vida familiar, inclui também a celebração adequada do sacramento do matrimônio;
• Setor Pós-Matrimonial, que diz respeito ao empenho da Igreja local em ajudar o casal a descobrir e a viver a nova vocação e missão de maneira alegre e frutuosa;
• Setor Casos Especiais, onde a Pastoral Familiar, guiada pelos princípios da verdade e da misericórdia, procura ser “um empenho pastoral ainda mais generoso, inteligente e prudente, na linha do exemplo do Bom Pastor, àquelas famílias que – muitas vezes, independentemente da própria vontade ou pressionadas por outras exigências de natureza diversa, se encontram em situações difíceis” (FC 77).
Implantação da Pastoral Familiar na Paróquia
Com a finalidade de estimular a implantação da Pastoral Familiar nas paróquias e subsidiar seu adequado desenvolvimento, a “Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família”, juntamente com a CNPF, editou vários, merecendo destaque estes quatro “Guias”:
• “Guia de Implantação da Pastoral Familiar na Paróquia”;
• “Guia de Preparação para a Vida Matrimonial”;
• “Guia de Orientação para Casos Especiais”;
• “Guia de Orientação para a Formação das Associações de Famílias”.
Semana Nacional da Família
No mês de agosto, realiza-se anualmente a Semana Nacional da Família, amparada pela já bastante conhecida “Hora da Família”.
O tema da Semana Nacional da Família para 2017 (13 a 19 de agosto) é “Família, uma luz para a vida em sociedade”.
Fonte: http://cnpf.org.br
Adaptação e atualização: Pascom Paróquia SCJ – Taubaté